Bússola de Plasma

Ciências do espaço, Geociências e Física

Telescópio Espacial Kepler

Nesse exato momento investigadores de vida fora do nosso planeta fazem as buscas aqui da Terra, como no projeto SETI, mas também nesse momento temos um outro meio de pesquisar planetas distantes, desta vez fora da Terra, com o telescópio espacial Kepler.
Como descobrir um planeta que esta a centenas de anos-luz da Terra ?…são tão pequenos e nenhum telescópio por mais poderoso que seja não consegue…!…É simples…ele procura planetas medindo a quantidade de luz que esse astro bloqueia quando passa em frente ao seu “sol”. Isso é chamado de TRÂNSITO…

Concepção artística de um trânsito simultâneo de três planetas observada pela sonda Kepler da NASA em 26 de agosto de 2010.

Concepção artística de um trânsito simultâneo de três planetas observada pela sonda Kepler da NASA em 26 de agosto de 2010.

Um exemplo bem conhecido é durante um eclipse lunar ou solar. Quando a luz do sol é bloqueada pela sombra da Terra ou da Lua, isso é bem fácil de de ser observado a olho nu, mas encontrar um planeta transitando em uma estrela distante é bem mais difícil, é como tentar ver uma pulga passando na frente de uma lanterna a 10Km de distância.
O Kepler mede essas minúsculas mudanças na luminosidade das estrelas. Pequenas diferenças entre luz e escuro indicam onde os planetas estão. Quanto maior o planeta, mais luz ele bloqueia e assim pode se descobrir o tamanho do planeta.
O Kepler tem um amplo campo de visão, assim ele pode pesquisar várias estrelas ao mesmo tempo e com extrema precisão. O Telescópio Kepler não gira em torno da Terra, sua órbita é em torno do Sol.
Ele pode ver um grupo de estrelas entre a constelação de Cisne e a constelação de Lira, 150 mil estrelas simultâneamente. Quando o Kepler detecta um planeta, o tamanho de sua órbita pode ser calculado, assim como sua massa e a temperatura da superfície.

About these ads

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 103 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: